O food design de Simone Mattar

“Uma antropofágica deglutição da cultura.” Com esta frase, a designer Simone Mattar resume seu trabalho de Food Design, que, trocando em miúdos, é arte feita com comida. Massa folhada se transforma em “Comelabros”, tortilhas compõem uma rica mandala, potes de gelatina viram luminárias comestíveis… Tudo pra transportar a culinária pra fora do seu suporte comum: o prato. Formada em design gráfico pela FAAP e em arquitetura na Universidade Mackenzie, Simone atua em São Paulo desde 1990 e seus trabalhos já foram destaque na imprensa e em exposições aqui e no exterior. Ela já foi capa do caderno de cultura do “Clarin”, na Argentina, e da revista “Domus”, na Itália. Entre seus projetos mais interessantes está o “Gelúmina – Uma Poesia Luminofágica”, criado especificamente para uma exposição organizada por Paola Antonelli, curadora do MoMA de Nova York, que juntou 16 designers do mundo inteiro em 2006. “Trata-se de uma proposta multidisciplinar, onde o espaço prevê três artefatos de luz contendo 3.400 minivasos com gelatina comestível que compõe a palavra ‘Comaluz’ centenas de vezes”, explica Simone, que prova que a arte e o design criativo pode estar em qualquer lugar até no seu arroz com feijão de todo dia.

Texto de Lilian Pacce

Algumas das criações de Simone Mattar são importantes, sem dúvida, e podem contribuir em muito para projetos de design. Mas não considero que sejam design. Resalvo que há, sim, trabalhos interessantes de branding e design do site http://www.labmattar.com/#

Anúncios

Sobre ravibellardi

English EcoDesign Master student in PoliTo - Politecnico di Torino - Turin, Italy. In a double-degree agreement between PoliTo and the University of Minas Gerais, Brazil. In Brazil, took part in projects like "Design e integração competitiva do território - Estrada Real". This project is a government initiative in order to use the Design approach in order to bring value regarding specific aspects of the State of Minas Gerais in Brazil. The territory context is the Estrada Real. Also worked in the University of Minas Gerais' Research Center of Theory, Culture and Design in projects related to the use of Design in cultural aspects of the State of Minas Gerais aiming to enhance products related to the Food Sector. Portugês Graduando no curso Master em EcoDesign pelo Politécnico de Turim, Itália (Polito). Bolsista dentro do acordo de dupla titulação entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Politecnico di Torino com apoio da FAPEMIG. Atuou como bolsista do Projeto "Design e integração competitiva do território - Estrada Real", projeto do Centro Minas Design em parceria com o Polito. Ravi Bellardi também é atuante no desenvolvimento do projeto Estudo de Aspectos Culturais de Minas Gerais Visando à Valorização de Produtos Relacionados ao Setor Alimentício Através do Design com financiamento da FAPEMIG e apoio da UEMG. Ravi Bellardi desenvolve trabalhos tanto de caráter acadêmico, quanto de caráter de extensão com a orientação da Profa. Dra. Lia Krucken juntamente ao Centro de Teoria, Pesquisa & Cultura em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Esta entrada foi publicada em Divertido, Profissional, Site com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s