III Festa Tradicional Italiana

Essa eu não perco!

Além de ser descendente de italianos,  gosto muito da cultura do país, especialmente a gastronomia e a música.

Os italianos se tornaram exímios “vendedores” dos elementos da sua cultura. Gastronomia, dança, música, vestuário e… design!

Eventos, como esse, não estão diretamente ligados ao design, na maior parte das vezes…. Mas fazem parte de uma construção de valorzação de elementos da cultura de um determinado território. O design é um desses elementos.

Sobre o evento:

Mama mia! Quem é fã de massas e de bom um vinho italiano não pode perder o III Festa Tradicional Italiana. Promovida pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais – ACIBRA-MG e o Comitê da Emigração Italiana seção Minas Gerais – COMITES-MG, o evento comemora o dia da República da Itália, que este ano completa 63 anos.

A festa, que faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de Belo Horizonte e é considerada uma das maiores festas fora da Itália em comemoração à data. Além dos comes e bebes, também será montado um palco para apresentações de danças folclóricas e shows musicais variados com Paola Giannini, Carlo Martinotti, Salvatore Luce, Banda Libero, Coral Raio de Luz, Banda de Música da Aeronáutica, espetáculo circense, Ballet Cristina Helena apresentando um espetáculo de Tarantela clássica.

O evento é uma oportunidade rara de reunir os emigrantes que abandonaram seu país em busca de um sonho e que, por um breve momento, têm a chance de encontrar parentes, rever amigos e sentir novamente o gosto e o cheiro da sua querida Itália. E a presença italiana em Minas é algo forte, ficando comprovada em números: 10% da população do estado e mais de 20% da população da capital são ítalo-descendentes.

A III Festa Tradicional Italiana acontece neste domingo, dia 31 de maio, ao longo da Av. Getúlio Vargas, entre a Rua Tomé de Souza e a Rua Rio Grande do Norte onde, de 13h00 às 22h00, e o público poderá curtir uma tarde de alegria e diversão, tipicamente italiana e saborerar pratos e produtos típicos. Para participar da festa, será cobrar um ingresso simbólico de 1 kg de alimento não perecível.

Imagem: Divulgação.

Fonte: http://urbanistas.com.br/bh/2009/05/29/festa-tradicional-italiana/

Anúncios

Sobre ravibellardi

English EcoDesign Master student in PoliTo - Politecnico di Torino - Turin, Italy. In a double-degree agreement between PoliTo and the University of Minas Gerais, Brazil. In Brazil, took part in projects like "Design e integração competitiva do território - Estrada Real". This project is a government initiative in order to use the Design approach in order to bring value regarding specific aspects of the State of Minas Gerais in Brazil. The territory context is the Estrada Real. Also worked in the University of Minas Gerais' Research Center of Theory, Culture and Design in projects related to the use of Design in cultural aspects of the State of Minas Gerais aiming to enhance products related to the Food Sector. Portugês Graduando no curso Master em EcoDesign pelo Politécnico de Turim, Itália (Polito). Bolsista dentro do acordo de dupla titulação entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Politecnico di Torino com apoio da FAPEMIG. Atuou como bolsista do Projeto "Design e integração competitiva do território - Estrada Real", projeto do Centro Minas Design em parceria com o Polito. Ravi Bellardi também é atuante no desenvolvimento do projeto Estudo de Aspectos Culturais de Minas Gerais Visando à Valorização de Produtos Relacionados ao Setor Alimentício Através do Design com financiamento da FAPEMIG e apoio da UEMG. Ravi Bellardi desenvolve trabalhos tanto de caráter acadêmico, quanto de caráter de extensão com a orientação da Profa. Dra. Lia Krucken juntamente ao Centro de Teoria, Pesquisa & Cultura em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Esta entrada foi publicada em Dica, Macarrão, Multi, Regional, sustentabilidade com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s