Mais Food Design!

Transcrevo aqui um post sobre food design do blog CynCardoso. Muito bem escrito, pertinente e sem deslumbramento exacerbado, como vejo em algumas outras notas sobre o assunto.

O Food Design parece estar em voga ultimamente entre os designers de produto. A cada dia, novos produtos com essa temática vem surgindo, trazendo soluções interessantes de praticidade, divertidas e até mesmo muitas vezes consideradas bizarras.

Mas o que vem a ser esse tal de Food Design?

Food Design, como o próprio nome já diz, é todo e qualquer design relacionado à alimentos e alimentação. Esta categoria do design inclui desde talheres a utensílios de cozinha, passando por pratos, copos além do conteúdo destes, brincando com formatos de alimentos e novas formas de apresentação dos mesmos. Existem, inclusive, escolas de design na Europa voltadas principalmente pare esta vertente do design.
E tudo isto só reforça uma afirmação que costumo fazer: O designer de produto pode fazer (projetar) qualquer coisa (claro que com uma adequada instrução e formação) – e talvez, por causa disso, muitos acreditem se considerar essenciais, mas isto é objeto de uma outra discussão.

Deliciosos exemplos

Para ilustrar todo esse papo, vamos à alguns exemplos recentes de “invenções” do âmbito do Food Design.

James da alemã Sternform Produkt Design, um prato prático para festas.

Esse prato diferente e bacana, tem um formato apropriado para encaixar copos de vinho e champagne por exemplo, é perfeito para vernissages e festinhas, deixando uma das mãos livres, o que é sempre útil para cumprimentar amigos, por exemplo.

Spork por Joachim Nordwall, um designer escandinavo, para a empresa sueca Light My Fire.

De todas as cores, diferentes tamanhos e materiais, a Spork é ao, mesmo tempo, colher+garfo+faca em um só produto. Produto bem bacana e criativo, porém, só me vem uma duvida: como cortar o bife com a faca e segura-lo com o garfo ao mesmo tempo?

Cookie Cup do designer Enrique Luis Sardi para a italiana Lavazza.

Feita em biscoito e revestida internamente por um açúcar especial, a Cookie Cup é resultado de um concurso de food design realizada pela própria empresa. Esse revestimento interno, permite que a xícara feita em biscoito, possa ser preenchida de café. Assim, depois de tomar seu cafezinho, você ainda pode degustar sua xícara. Criada em 2003, já é um clássico do Food Design.

Chocode do designer Paolo Barichella em conjunto com o confeiteiro Pierpalo Magni para a italiana Food Design Studio.

Barrinhas de chocolate com código de barras impresso. Você deve estar pensando que o código é apenas decorativo, mas não é. O código é verdadeiro, como de qualquer outra embalagem, só que comestível. O chocolate é amargo, com 75% de cacau.

Estes são apenas alguns exemplos dessa vertente do design, em um mar de inúmeros projetos desse setor. Com certeza é uma temática interessante e com muitas possibilidades de ser explorada. Quem se habilita a colocar a mão na massa? ;)

Anúncios

Sobre ravibellardi

English EcoDesign Master student in PoliTo - Politecnico di Torino - Turin, Italy. In a double-degree agreement between PoliTo and the University of Minas Gerais, Brazil. In Brazil, took part in projects like "Design e integração competitiva do território - Estrada Real". This project is a government initiative in order to use the Design approach in order to bring value regarding specific aspects of the State of Minas Gerais in Brazil. The territory context is the Estrada Real. Also worked in the University of Minas Gerais' Research Center of Theory, Culture and Design in projects related to the use of Design in cultural aspects of the State of Minas Gerais aiming to enhance products related to the Food Sector. Portugês Graduando no curso Master em EcoDesign pelo Politécnico de Turim, Itália (Polito). Bolsista dentro do acordo de dupla titulação entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Politecnico di Torino com apoio da FAPEMIG. Atuou como bolsista do Projeto "Design e integração competitiva do território - Estrada Real", projeto do Centro Minas Design em parceria com o Polito. Ravi Bellardi também é atuante no desenvolvimento do projeto Estudo de Aspectos Culturais de Minas Gerais Visando à Valorização de Produtos Relacionados ao Setor Alimentício Através do Design com financiamento da FAPEMIG e apoio da UEMG. Ravi Bellardi desenvolve trabalhos tanto de caráter acadêmico, quanto de caráter de extensão com a orientação da Profa. Dra. Lia Krucken juntamente ao Centro de Teoria, Pesquisa & Cultura em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Esta entrada foi publicada em blog, Multi, Utensílio com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s