Ê, Minas Gerais!

O Programa Minas  Artesanal é uma iniciativa da Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) em busca do desenvolvimento da agroindústria artesanal de alimentos e do artesanato rural de Minas Gerais. Esta ação conta com várias frentes, uma delas tem no design como ponto principal.

Os trabalhos relacionados ao design são feitos pelo Centro Design Empresa da Escola de Design da Univesidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde eu estudo.

Não estou envolvido com os trabalhos realizados, mas, como percebi que o tema tem muito a ver com a minha pesquisa de iniciação científica, acho que faz sentido participar de alguma maneira. Pretendo desenvolver uma espécie de análise, estudo de caso, relacionada ao Programa.

Como quase tudo que envolve o poder público, o programa caminha a passos lentos e burocráticos apesar da competente idaelização. Outro ponto contra é a dificuldade de capacitação da comunidade para oferecer um produto dentro dos padrões de um mercado mais universal. Faltam padronização, capacidade de manutenção do abastecimento… entre outros requisitos.

Por enquanto, não tenho foto melhor, mas aqui estão alguns produtos já desenvolvidos com intervenção gráfica:

Mais Informações

 

Abaixo, estão informações fornecidas pela Secretaria. Muito mal escrito, por sinal…

 

MINAS ARTESANAL  
  PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA AGROINDÚSTRIA ARTESANAL DE ALIMENTOS E DO ARTESANATO RURAL DE MINAS GERAISO Minas Artesanal tem o propósito de oferecer as bases para a inserção do agricultor familiar no mercado, investindo, além dos aspectos tecnológicos e de infra-estrutura, na profissionalização para o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora e gestão dos negócios, que são fundamentais para se obter os atributos de qualidade desejados pelos consumidores.

Objetivo

O Minas Artesanal vai dar suporte à geração de renda familiar complementar, por intermédio de incentivo à industrialização de alimentos e de artefatos rurais, com característica artesanal. O programa será desenvolvido através do associativismo ou do cooperativismo.

Meios a serem utilizados

  • Capacitação de produtores e técnicos em tecnologia de processamento e gestão do empreendimento
  • Construção e reforma de unidades de processamento artesanal de alimentos
  • Estruturação e disponibilização de espaços físicos e canais de comercialização a serem designados, inicialmente, pela Associação Mineira de Supermercados – Amis.
  • Desenvolvimento de projeto de marketing dos produtos artesanais pela Escola de Design da Univesidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Condições

  • Participarão do programa os agricultores familiares e artesãos rurais do estado de Minas Gerais

Parceiros

  • Amis e UEMG (Escola de Design)

Apoio

  • Emater-MG, IMA e Epamig
Anúncios

Sobre ravibellardi

English EcoDesign Master student in PoliTo - Politecnico di Torino - Turin, Italy. In a double-degree agreement between PoliTo and the University of Minas Gerais, Brazil. In Brazil, took part in projects like "Design e integração competitiva do território - Estrada Real". This project is a government initiative in order to use the Design approach in order to bring value regarding specific aspects of the State of Minas Gerais in Brazil. The territory context is the Estrada Real. Also worked in the University of Minas Gerais' Research Center of Theory, Culture and Design in projects related to the use of Design in cultural aspects of the State of Minas Gerais aiming to enhance products related to the Food Sector. Portugês Graduando no curso Master em EcoDesign pelo Politécnico de Turim, Itália (Polito). Bolsista dentro do acordo de dupla titulação entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Politecnico di Torino com apoio da FAPEMIG. Atuou como bolsista do Projeto "Design e integração competitiva do território - Estrada Real", projeto do Centro Minas Design em parceria com o Polito. Ravi Bellardi também é atuante no desenvolvimento do projeto Estudo de Aspectos Culturais de Minas Gerais Visando à Valorização de Produtos Relacionados ao Setor Alimentício Através do Design com financiamento da FAPEMIG e apoio da UEMG. Ravi Bellardi desenvolve trabalhos tanto de caráter acadêmico, quanto de caráter de extensão com a orientação da Profa. Dra. Lia Krucken juntamente ao Centro de Teoria, Pesquisa & Cultura em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Esta entrada foi publicada em Acadêmico, Regional, sustentabilidade com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s